segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PRONTO PARA OUVIR, TARDIO PARA FALAR

"Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se." (Provérbios 25:28)

Nessa época em que as informações se propagam de maneira instantânea, recebemos as notícias tão rapidamente que não precisamos mais esperar o jornal da noite na TV para saber das novidades. Não precisamos aguardar para comprar o jornal no dia seguinte. Podemos acessar notícias em tempo real na Internet.

Acho que isso torna mais difícil sabermos desacelerar e ouvir, especialmente a Deus. Muitos de nós são como Marta no Evangelho de Lucas, vivendo de maneira afobada ao redor das suas próprias coisas do dia a dia, ao invés de calmamente sentar com Deus e ouví-Lo, como Maria fez.

Mas Tiago 1:19 nos diz: "Meus amados irmãos, tenham isto em mente: 'Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se'". Deveríamos colocar esse versículo em algum lugar onde pudéssemos vê-lo todos os dias. Como nossas vidas seriam diferentes se seguíssemos o que diz o versículo?

Tiago nos diz que devemos ser rápidos e prontos para ouvir, mas também devemos demorar para falar. Quantas vezes você já deixou escapar palavras de sua boca, que somente serviram de motivo de arrependimento depois? Jesus disse: "Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado" (Mateus 12:36-37).

Deveríamos ser tardios a nos irritar. Como é fácil explodir de raiva, não? (especialmente quando estamos dirigindo). Mas Provérbios 29:11 diz: "O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se."

Como nossas vidas e nosso testemunho seriam melhores se fossemos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário